terça-feira, dezembro 06, 2005

Avó Natal…



Este vai ser o primeiro Natal sem ti Vó Nita…
A casa vai estar quase vazia… Durante anos reuniste a família toda (ou quase, porque não podíamos contar com aqueles que andam aí espalhados pelo mundo…). Não só todos os Domingos – em que estavam quase sempre presente todos os teus filhos, e eu, que não sendo filha, o fui! – mas sobretudo no Natal, porque aí estávamos sempre todos: os filhos, as filhas, os genros, as noras, os netos, os bisnetos… Às vezes as noras, sobretudo as noras resmungavam que nunca passavam o Natal com as suas famílias… Mas, acabavam sempre por ceder… e lá passávamos a véspera a cantar canções de Natal e a comer as tuas famosas filhós (sabes, acho que era por elas e pelos outros cozinhados que as tias eram vencidas!). Os carros da família “trancas” enchiam a rua, quase deitávamos a casa abaixo com toda a festa! Sobretudo quando o Pedro se lembrava de começar a cantar o “xico fininho”, que ao longo dos anos se impôs como canção natalícia! No ano passado contámos e éramos 45! Este ano seríamos mais 3, mas já não vamos ser… porque tu te foste… Vou eu fazer as filhós, como já as fiz no ano passado, mas antes supervisionavas; desta vez vou fazê-las sozinha (e de cabeça, porque não escrevi a receita!) Mas a casa vai estar vazia… para mim nem sequer é Natal… Sempre gostei do Natal pela alegria de ver a casa cheia, pela união, pela presença de todos… não consigo imaginar o Natal sem termos sequer que abrir a mesa para jantar… Dizias muitas vezes “vão sentir muito a minha falta”, quando eu às vezes te respondia mais “torto”, ou quando te dizia para fazeres “assim” quando tu querias fazer “assado” (e ficávamos as duas a teimar, porque ninguém teima sozinho não é?)… Ao longo de quase um ano, fizeste-me falta muitas vezes, acredita, tu sabes, mas acho que vai ser dia 24 que mais te vou sentir, ou melhor, que mais vou sentir a tua ausência… Porque, continuamos a juntar-nos aos Domingos, umas vezes vêm uns, outras vezes outros, mas todos, todos juntos não estivemos desde o dia em que te foste embora… Era tão bom que te deixassem sair daí e viesses ter connosco… só para voltar a ver o teu sorriso e “benzermos” a massa das filhós… que Deus te finte, que Deus te acrescente, como Nossa Senhora fez no Seu ventre (???!!!) (? Esta parte do ventre não me lembro bem…. )