domingo, agosto 14, 2005

Umas quantas ideias que dariam um belo post, mas hoje não me apetece... ou a geração sms


É com alguma frequência que tenho ouvido “isto dava um post”, “a minha vida dava um post” and so on...

Andamos sedentas de falar para o mundo porque não temos mais nada que fazer ou é já um vício?!
Seja como for, ando há, sensivelmente, um ano a implorar: “ESCREVAM PORTUGUÊS!!!! Não sou a melhor pessoa para falar de gramática e ortografia, mas caramba, há um mínimo do aceitável! E para esta nova geração dos “jinhux” e dos “kiduhs" não há pachorra!!! Ando eu, aqui, sempre a ver se não dou uma daquelas calinadas, a tentar não assassinar a língua mãe e esses fedelhos andam para aí a postar em tudo o que é sítio num “smsguês”, que me vejo grega para entender, sem qualquer pudor?



“Sambila, se calhar não é mesmo para tu perceberes!!! É uma questão cultural, social, da qual já não fazes parte porque tens mais uns aninhos que esses bandidos!” – diz a mente para acalmar o espírito. O certo que é que não acalma, e hoje resolvi gritar!!!!

Mas quem é que percebe esta frase: “mto xiruh km xmp... =) vixiaduh nexa muxikah tuh.. =P bjxxxx” ???!!! Está bem, se me dissessem que isto era uma sms, fazia um esforço e percebia, porque a filosofia das ditas é poupar caracteres para poupar dinheiro. Agora, primeiro isto não é uma sms -- foi copiado do fotoblog (que não vou identificar como é óbvio) do irmão de um amigo, que tem 17 anos, e que acho que espelha bem a sua “geração” -- segundo a filosofia da poupança de caracteres não vale num blog, e nem sequer nas próprias sms!

Vamos por partes...


A filosofia da poupança de caracteres não vale num blog – e quem diz blog diz carta, poderá eventualmente valer no Msn ou num e-mail urgente, porque aí, não está em causa a poupança de caracteres, e logo de dinheiro, mas a poupança de tempo, hoje em dia, um bem quase tão precioso como o dinheiro – e não vale porque num blog, numa carta não há limite de caracteres! É que o que se poupa com essa “escrita inteligente” será quanto muito uma linha! E ninguém (digo eu) comenta um post ou escreve uma carta à pressa! Tendo como aspecto negativo o facto de pessoas como eu (que acho que não são assim tão poucas) ficarem horas para decifrar uma frase que podia ser compreendida num segundo (perdoem-me o exagero, mas aprendi com a Marygold!)!


A filosofia da poupança de caracteres não vale sequer nas sms – No Sudoeste vi uma data de sms que passavam nos ecrãs ao lado do palco e nas quais apareciam palavras como “komo”, “kurtir”, “ex lindu”, etc e tal. Ou seja, palavras em que o “k” não é utilizado para substituir o “qu” para poupar os tais caracteres, em que o “o” é substituído por “u” e o “s” ou o “g” pelo “x” vai-se lá saber porquê... e outras mais que não me recordo (lembro-me de refilar para quem estava ao meu lado, mas não da mensagem! O alcóol não faz muito bem à memória...), mas, enfim, era qualquer coisa do género da frase supra citada



Porquê? Porquê? Estaremos, eventualmente, a assistir ao processo que os nossos antepassados experienciaram, ao evoluir de uma língua? Seria, por isso, “normal”... Mas, então, por que “dói” assim? Uma coisa é fazer um trocadinho à english style tipo “U2”, “4ever”, outra coisa é passar a escrever normalmente assim! Mas se calhar a nova geração até tem razão, para quê escrever um “o” quando se lê “u”? Lá se vai a fonética como “arte”!!!! E vamos todos falar com "x" em "modo bébé"! Bem, ou pior, isto é tudo muito giro e se calhar estou apenas a sair da ala liberal para a conservadora... (Deus me acuda!)