domingo, outubro 16, 2005

Uma vergonha!

Tinhamos prometido não falar de futebol por uns tempos, mas uns tempos já passaram e eis que...

Acabo de vir de Alvalade e o meu sentimento é de vergonha, vergonha neste momento dos adeptos do Sporting, vergonha neste momento dos adeptos em geral. É verdade que os adeptos portugueses andam impacientes, houve crise no Benfica no início da época, ontem começou ou não uma crise no Porto e a do Sporting já dura desde o final da época passada. Os insultos, os assobios, os lenços brancos, até parecemos lampiões. Não percebo e dá-me raiva. Se havia coisa que mais me orgulhava de ser adepta do Sporting, era por causa do apoio incondicional dos adeptos em qualquer altura. Há duas semanas ganhámos e os mesmos do costume foram sacrificados, hoje perdemos e a história repetiu-se. As pessoas vão para o estádio parece que descarregar os seus problemas pessoais em cima de um homem (hoje já foi em cima de dois). Esse mesmo homem deu-me das maiores alegrias da minha vida a época passada: ver a minha equipa na final da Taça UEFA no seu estádio, e isto nunca mais se vai repetir, acreditem. Tudo bem que os quases não contam, quase fomos campeões também... mas dão esperança e prolongam a felicidade por mais tempo.

Alguém tem de ser responsabilizado, é certo, mas as pessoas não podem ser ingénuas ao ponto de acreditar que esse mesmo homem esqueceu-se de como treinar uma equipa durante as férias do Verão, comentaram isto na rádio e eu acredito. Ele sempre teve o problema de não ter pulso, tudo bem, mas isso não foi impedimento para termos, o que foi considerado até por treinadores do estrangeiro, o melhor futebol do mundo. Acredito também que os jogadores não desaprenderam a jogar à bola e por isso estão a boicotar o treinador e/ou a direcção. A verdade é que a equipa não é a mesma, e faltam lá peças fundamentais como Rochemback, Pedro Barbosa, Enakarire e até o Hugo Viana, o próprio Moutinho já não é o mesmo, desamparado naquele meio campo. E talvez, se os jogadores se pudessem demitir os insultos a meu ver, também a eles eram dirigidos, e isto desmoraliza qualquer um, ser assobiado desde o início do jogo. Parece que já nada interessa, mesmo jogando bem, ganhando ou perdendo, tenho vergonha principalmente daqueles que só sabem dizer "Mete o Pinilla", como se tudo se resumisse a um novo herói que apenas marcou 4 golos na época transacta.

Uma vergonha!

1 Comments:

Blogger Sambila said...

O apoio incondicional dos adeptos leoninos ao Clube esteve sempre presente, porque desde que nós (eu e tu)nos lembramos de nós (eu e tu), o Sporting só conquistou 3 títulos! Crescemos a saber perder, a gostar do futebol pelo futebol, sem cobrar derrotas, ou pelo menos a resignarmo-nos com o "é p´ró ano!" Entretanto voltámos a ser campeões, e pensámos que o jejum terminara.

A época passada tivemos todas as condições para fazer uma época memorável, mas ficámos mais uma vez aquem. Tínhamos uma boa equipa, e um bom futebol, é claro que foi o Peseiro quem a construiu, e por isso grande parte dos louros também são para ele, mas quanto a mim, tão-só por isso. Não a soube manter, não soube numas vezes (noutras talvez tenha sido só azar) fazer as alterações certas, mexeu mal e noutras não mexeu... Não nos devemos esquecer das coisas boas que jogadores e treinadores fazem pelos clubes, mas também não podemos ficar presos a elas, em prejuízo do clube. Para mim o Peseiro já se tinha ido há muito, bem como o Ricardo, mas é claro a crise do Sporting não se lhes pode ser unicamente imputada. (se bem que se o treinador não tem mão nos seus jogadores...)

Rita, os lenços brancos e os assobios, são a forma dos adeptos demonstrarem o seu descontentamento, tal como os aplausos mostram a sua alegria. E olha que eu ontem ainda ouvi aplausos!!! Por isso, não exageres!!! Serei sempre lagarta e torcerei sempre pelo Sporting, independentemente dos resultados, mas às vezes é necessário levar um puxão de orelhas para muitos que andam adormecidos, Treinador, jogadores e Direcção, acordem!

O apoio incondicional será sempre a marca dos leões. (espero que não pelos mesmos motivos que invoquei lá em cima) Acredita, que a fase dos lenços não dura para sempre! Haverá apoio incondicional quando e enquanto houver determinação e luta dentro de campo e no banco!!!

17/10/05 4:51 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home