segunda-feira, outubro 24, 2005

Coimbra


Sexta-feira passada aí fui eu, A1 acima rumo à desconhecida Coimbra, da qual só reservava na memória a enorme biblioteca da Universidade. Uma chuvada do caraças, o mapa com o caminho até à Universidade feito pelo GPS do António no porta-bagagens, mas enfim… lá cheguei ao destino.
Senti um friozinho na barriga, confesso, ao entrar na Rua da Sofia e ao ver estudantes por todo o lado… comecei a pensar que no impresso de candidatura à faculdade devia ter colocado Coimbra em primeiro lugar… mas pronto, estava em cima da hora e não pensei mais nisso.

Entrada da sala 1, um bando de homenzinhos com cara de bancários, gestores e eu a pensar “mas onde é que me vim meter?!” Esperei, esperámos todos, e enquanto isso admirava a vista… uma vista bonita sobre a ponte nova que ainda não sei o nome… Ao fim de uma hora à espera lá aparecem os Ilustres Professores de Coimbra, aqueles que na sua maioria só conhecia dos livros… respirei fundo e pensei “que sera, sera!”

Uma seca, foi o que foi! A história de “sucesso” do BPI!!! Só me apetecia gritar socorro e disse para mim mesma que se a aula de sábado fosse igual, mudaria muito rápido para a pós-graduação de Direito do Desporto, bem mais interessante do que Bancário, Bolsa e Seguros!!!
Finalmente acabou. Fui ter com a Lu, e os seus amigos, que me ofereceram guarida. Como seria de prever não consegui ficar em casa, e fui com eles para a Latada! Copos, música, e de novo muita chuva. Chegámos a casa encharcadas porque alguém se lembrou de andar a saltar pocinhas, e dormi 2h. Fui, ainda meio abananada, para a aula de Direito Europeu da Banca, Bolsa e dos Seguros! (uff! Até a escrever esta porcaria custa!) A aula foi soft, o Professor muito acessível, ao estilo “para meninos de 2 anos”; chegou ao cúmulo de explicar o que é uma sinédoque(!!!) a propósito do título do seu livro! Enfim, pelo menos fez-me pensar que posso contar com ele quando realmente precisar de ser ensinada como uma menina de dois anos!
Bom, mas o que queria mesmo dizer era… PORQUE É QUE EU NÃO TIREI O CURSO EM COIMBRA??? É claro que, provavelmente, se assim tivesse sido ainda lá estaria…mas aquela cidade tem mesmo qualquer coisa! Respira-se espírito académico nas ruas, espírito académico e mais qualquer coisa que não sei explicar… Sei que foi muito bom sentir-me a ir rumo ao desconhecido. Fiquei a imaginar como teria sido chegar ali há seis anos atrás, caloira, com uma data de tralha atrás… Na verdade, com este aspecto de caloira que ainda preservo, quando perguntei pela Faculdade de Direito, achei que foi isso que as pessoas pensaram e não sei se por isso ou por outra coisa qualquer foi isso mesmo que senti!

Enfim… espera-me um ano de fins-de-semana em Coimbra, (desta vez não vai haver desculpa para não ir à queima…) nos quais vou tentar aproveitar um bocadinho aquilo que perdi… bem sei que ao fim-de-semana não é a mesma coisa, mas ainda assim… valerá a pena, tenho a certeza! Já começou a valer!